top of page

Evonik Inaugura Moderno Centro de Distribuição


O novo espaço priorizou inovação e sustentabilidade, dois pilares estratégicos que impulsionam o crescimento da empresa na região América Central e do Sul


A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, oficializou, no dia 7/2, a inauguração do seu novo Centro de Distribuição (CD), em Guarulhos (SP).


“O novo CD reafirma o comprometimento da Evonik em oferecer um atendimento logístico de excelência aos clientes da América Central e do Sul e tem como objetivo dar suporte ao crescimento dos negócios na região”, declara Dr. Hendrik Schönfelder.

Ampliação e modernização

Com alta tecnologia, o CD conta com a gestão da Ebamag, do Grupo Toniato, especializado em soluções logísticas para os grandes players da área química. O novo armazém está localizado dentro de um complexo logístico de mais de 50.000 m2 e conta atualmente com 15.000 posições paletes, podendo chegar a 23.000.


O número de docas foi triplicado (de 4 para 12) e o estoque verticalizado todo raqueado, proporciona agilidade na separação e localização dos produtos, bem como melhor acuracidade dos itens. Com isso, a estimativa é aumentar ainda mais a pontualidade na entrega, melhorando o time delivery de 91% em 2022, para 95% em 2023.


A agilidade para reportar e controlar o principal estoque da empresa na região também conta com softwares de ponta como WMS (Warehouse Management System) & TMS (Transportation Management System), soluções digitais que elevam a produtividade e qualidade dos serviços de transporte, logística e armazenagem e garantem um sistema de gestão das entregas em tempo real para 100% das vendas.


Olhar sustentável

Além do aspecto high-tech, a Evonik priorizou os conceitos de sustentabilidade para garantir uma operação responsável do ponto de vista ambiental. Adotou empilhadeiras elétricas, evitando o uso de combustíveis fósseis; e para evitar o desperdício de energia instalou telhas translúcidas com pintura especial, que proporcionam grande economia de energia elétrica.

“O olhar sustentável está presente em todas as áreas da operação e incentivamos todas as práticas sustentáveis, como coleta seletivo de lixo, reciclagem de resíduos, reaproveitamento de água, etc. Além disso, já podemos adiantar que parte do transporte via caminhão será substituído por trens, uma opção mais favorável ao meio ambiente”, destaca Ricardo Toscano, Head de Supply Chain da Evonik para a América Central e do Sul.

“O alto nível de segurança e de especificidades resulta em um diferencial dentro do próprio Grupo Evonik: o de atender, em um único local, as demandas de distribuição de todas as linhas de negócio da empresa”, observa Fábia Dias, Gerente Sênior de Supply Chain. Atendendo plenamente o conceito “One Evonik”, o CD armazena e distribui desde insumos para a área alimentícia e medicamentos até ingredientes para tintas ou produção de pneus, entre outros mercados.


O vice-presidente de Operações para a região da América Central e do Sul, Marcio Araki, destacou o foco do novo CD para o aumento do desempenho. “Utilizar tecnologia em um modelo de operação eficiente e em conjunto com uma empresa experiente na indústria química nos permite atingir os níveis de crescimento esperados para nossa região".



ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia

Comentários


bottom of page