top of page

Evonik Lança Vecollan®, Plataforma de Colágeno de Origem Não Animal, em Escala Comercial

  • Altamente puro e reproduzível; simplifica a aprovação regulatória de dispositivos médicos

  • Melhor performance em razão de suas propriedades altamente ajustáveis

  • Fabricação com base em fermentação alavanca a plataforma de biotecnologia da Evonik


A plataforma de colágeno recombinante de origem não animal da Evonik já está disponível em escala comercial. A marca Vecollan® representa um colágeno solúvel de alta pureza produzido via fermentação. Sua estrutura de tripla hélice que mimetiza as propriedades do colágeno natural o torna adequado para uso em aplicações na área da saúde nos setores médico, farmacêutico, de cultura celular e tecidos, dentre outros.


Vecollan® é a mais recente adição ao plano de soluções avançadas da Evonik para a indústria de dispositivos médicos, complementada pela prestação de serviços de aplicação, desenvolvimento e fabricação em seus centros de aplicação em dispositivos médicos em Birmingham, Alabama (EUA), Darmstadt (Alemanha) e Xangai (China). O processo de produção tendo como base a fermentação, desenvolvido em conjunto com a Creavis, a unidade de inovação da Evonik, potencializa a plataforma de biotecnologia da divisão de life sciences Nutrition & Care da empresa. A divisão pretende aumentar a sua participação em soluções avançadas dos atuais 20% para mais de 50% até 2030.


“Materiais de próxima geração, como o nosso colágeno, inspiram a criação de aplicações médicas novas e mais seguras que, antes, provavelmente não teriam sido viáveis. Estamos empolgados por poder disponibilizar esse biomaterial idêntico ao natural ao mercado em larga escala”, disse Maximillian Yeh, responsável pela linha de produtos Health Solutions na linha de negócios Health Care da Evonik.


O colágeno é uma proteína encontrada em ossos, músculos, pele e tendões. Ele forma uma armação que fornece força e estrutura. O colágeno de origem animal, atualmente a principal fonte de colágeno usada em aplicações nos setores farmacêutico e de “life sciences”, pode ser associado a fatores como variabilidade de lote para lote, transmissão potencial de doenças ou patógenos, reações imunogênicas ou alérgicas adversas e métodos de sourcing não sustentáveis. Como material idêntico ao natural, o Vecollan® pode reagir, de maneira confiável, com células e tecidos e ser prontamente absorvido ou remodelado pelo corpo. Essa forma de colágeno de alta pureza é produzida sob condições controladas com precisão, o que garante que o produto é seguro, sustentável e escalável.


“Nosso colágeno Vecollan® é altamente ajustável e customizável em relação a diferentes formas de produtos como hidrogéis, esponjas ou tintas para apoiar os projetos de desenvolvimento dos nossos clientes. Seja para aplicações na medicina regenerativa, na engenharia de tecidos, na dermatologia estética ou no setor odontológico, estamos comprometidos em encontrar a melhor solução para os nossos clientes”, disse Andreas Karau, responsável global por biomateriais na linha de negócios Health Care da Evonik.


O portfólio de soluções para dispositivos médicos da linha de negócios Health Care da Evonik está embasado na ciência e é impulsionado pela inovação contínua a fim de capacitar as empresas de dispositivos médicos a cumprir a sua promessa de garantir uma vida mais saudável e plena a milhões de pessoas.


Mais informações:


Informações da Empresa

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2021, registrou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,38 bilhões de euros. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para seus clientes. Cerca de 33.000 colaboradores trabalham juntos em prol de um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas hoje e no futuro.




Comentarios


bottom of page