top of page

Evonik: Resultados de 2021 Devem Atingir o Limite Superior da Previsão

. Vendas crescem 33% no terceiro trimestre, EBITDA ajustado aumenta 24%

. Empresa estima um EBITDA ajustado de cerca de 2,4 bilhões de euros no ano inteiro

. Expectativa de fluxo de caixa livre é elevada para cerca de um bilhão de euros em 2021





Após um desempenho vigoroso no terceiro trimestre, a Evonik divulga estimativas mais precisas em relação aos resultados para o ano em curso. A empresa agora estima um lucro ajustado de 2,4 bilhões de euros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA ajustado). Este é o limite superior da faixa anterior de 2,3 a 2,4 bilhões de euros que a Evonik estimava no meio do ano. As vendas também atingirão o limite superior do intervalo de previsão – 14,5 bilhões de euros. Anteriormente, a Evonik havia estimado vendas entre 13 e 14,5 bilhões de euros.


“Continuamos registrando um forte crescimento no terceiro trimestre”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva. “Todas as quatro divisões químicas se beneficiaram do incremento da demanda. Conseguimos compensar totalmente a alta no custo de matérias-primas, energia e logística com preços de venda mais altos”.


O EBITDA ajustado cresceu 24% para 645 milhões de euros no período de julho a setembro, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Na comparação com o segundo trimestre, as receitas se mantiveram estáveis, apesar dos custos extraordinários de cerca de 30 milhões de euros decorrentes de provisões de bônus mais altas, paralisações para manutenção e perda de vendas devido a falhas nas cadeias de abastecimento e falta de matéria-prima.


As vendas da empresa cresceram 33%, para 3,87 bilhões de euros no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento reflete uma contínua dinâmica positiva da demanda em todas as divisões. O resultado líquido ajustado cresceu 45% para 269 milhões de euros, com aumento do lucro ajustado por ação de 0,40 para 0,58 euro.


A melhora do desempenho dos negócios levou a um aumento de 68% no fluxo de caixa livre no trimestre, para 524 milhões de euros. Em consequência, o fluxo de caixa livre atingiu um nível recorde de 937 milhões de euros nos primeiros nove meses.


“Para o ano inteiro, nós agora estimamos um fluxo de caixa livre de cerca de um bilhão de euros”, disse a CFO Ute Wolf. “Estamos orgulhosos por termos gerado ainda mais caixa do que pensávamos. Diante disso, deveremos atingir uma taxa de conversão de caixa até superior ao ótimo valor de cerca de 40% do ano passado.

Desenvolvimento nas divisões


Specialty Additives: As vendas da divisão subiram 20% para 934 milhões de euros no terceiro trimestre.

Os produtos para as indústrias da construção e de tintas, mas também para energias renováveis, registraram um crescimento significativo nas vendas em todas as regiões em consequência da elevação considerável da demanda. Os aditivos para espumas de poliuretano para o setor automotivo, além de bens duráveis como colchões e refrigeradores, registraram uma elevação na demanda, ocasionando um aumento significativo nas vendas. O incremento das vendas na divisão foi parcialmente limitado por interrupções nas cadeias de fornecimento globais e a associada falta de disponibilidade de algumas matérias-primas. O EBITDA ajustado cresceu 5% para 224 milhões de euros.


Nutrition & Care: As vendas da divisão aumentaram 30% para 931 milhões de euros no terceiro trimestre. A demanda por aminoácidos essenciais continuou elevada no mundo inteiro, gerando vendas significativamente mais altas e preços de venda mais favoráveis. Os produtos para os setores de saúde e cuidados se beneficiaram de uma boa demanda. Os ingredientes ativos, especialmente aqueles destinados a aplicações cosméticas, registraram uma ótima elevação nos volumes. No setor de aplicações farmacêuticas, as vendas de lipídios para vacinas de mRNA registraram um aumento significativo. O EBITDA ajustado da divisão melhorou 37% para 192 milhões de euros.


Smart Materials: As vendas da divisão cresceram 27%, para um bilhão de euros, no terceiro trimestre. Os polímeros de alta performance registraram um aumento significativo da demanda na indústria automotiva. Também as poliamidas 12 em pó tiveram uma procura maior nos setores de impressão 3D, assim como membranas para o processamento eficiente de gás. A linha de negócios Sílica se beneficiou do alto consumo mundial e os produtos com oxigênio ativo registraram um bom crescimento nos volumes, tanto em especialidades quanto no peróxido de hidrogênio clássico. O negócio de catalisadores foi favorecido pela inclusão, pela primeira vez, da Porocel, empresa adquirida em novembro de 2020. O EBITDA ajustado da divisão cresceu 29% para 177 milhões de euros.


Performance Materials: As vendas da divisão subiram 77 % para 784 milhões de euros no terceiro trimestre. As vendas dos produtos C4 cresceram de modo significativo em função do incremento da demanda e da forte melhora dos preços de venda. O negócio com superabsorventes continua afetado pelo difícil ambiente de mercado. O EBITDA ajustado da divisão subiu de 28 milhões para 97 milhões de euros no trimestre.


Informações da Empresa

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países em todo o mundo e gerou vendas de 12,2 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 1,91 bilhão de euros em 2020. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, rentáveis e sustentáveis para os clientes. Cerca de 33.000 colaboradores trabalham juntos com um propósito em comum: melhorar a vida das pessoas, todos os dias.


Maiores informações:



ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia

bottom of page