Informe Regulatório Nº 015/2023: URGENTE! Pomadas capilares - empresas entrar em contato com ABC
Prezados associados,
Como é conhecimento, a ANVISA vem recebendo desde dezembro/2022, notificações dos consumidores sobre ocorrências de reações adversas severas, oriundas do uso de pomadas para modelar, trançar e fixar os cabelos. Além dos consumidores, profissionais da classe médica que atenderam seus pacientes em função destas reações severas, também relataram para a ANVISA estas ocorrências.
Devido ao aumento de casos notificados com reações adversas graves oriundas do uso destes produtos, no dia 10/02/2023, a ANVISA publicou a Resolução-RE Nº 475/2023, a qual trata-se de uma medida cautelar que proíbe a comercialização de todas as pomadas capilares para modelar, fixar ou trançar os cabelos. Além disto, foram disponibilizadas orientações aos consumidores e profissionais da beleza em relação aos produtos já adquiridos antes da publicação da medida cautelar.
Ainda assim, após o período de carnaval, um grande número de casos foram notificados na agência.
Com objetivo de cooperar com a celeridade das investigações e auxiliar no processo de liberação das pomadas capilares junto à ANVISA, a ABC solicita em caráter de urgência que as empresas que tiverem qualquer problema de reação adversa relacionada às pomadas capilares, objeto da medida cautelar, entrar em contato conosco na segunda-feira (27/02) o mais rápido possível.
Comentarios