top of page

Tecnologia Sustentável Reduz Impacto Ambiental na Indústria


Com o desafio de operar de forma cada vez mais sustentável, as indústrias estão sempre em busca de tecnologias que ajudem a aumentar a eficiência dos processos produtivos, a combater o desperdício de tempo e de material, e a reduzir o impacto ambiental.


Segundo a Ultra Clean Brasil, a limpeza a seco de tubulações de linhas de produção é uma das tecnologias sustentáveis capazes de trazer grandes benefícios para o segmento industrial.

De acordo com a empresa, ao adotar o método a seco, as indústrias reduzem em até 50% o consumo de água utilizada nas operações de limpeza interna de tubulações de linhas de envase e, consequentemente, também diminuem o volume de líquido enviado para o tratamento de efluentes.


Outra vantagem apontada pela Ultra Clean é que, com esta tecnologia, as indústrias conseguem recuperar 100% dos resíduos de produtos prontos que costumam ficar retidos dentro das tubulações das linhas de produção.


Para a limpeza a seco de tubulações industriais, a Ultra Clean disponibiliza no Brasil a tecnologia UC System. O sistema dispara em alta velocidade projéteis de espuma especial (patenteada) no interior de tubos, tubulações e mangueiras. Os projéteis fazem a limpeza através de arraste mecânico e, assim, a água e os produtos químicos só entram na etapa final, em volume muito menor.


“Além de garantir uma grande economia de água e de sanitizantes, o UC System empurra para fora os resíduos de produtos prontos que costumam ficar parados no interior das tubulações, isso significa o fim de desperdício e um aproveitamento total da produção”, explica Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.


O executivo enfatiza que a tecnologia sustentável a seco elimina ainda contaminantes como o biofilme microbiano e o rouge; oferece risco zero de insalubridade para os operadores encarregados da limpeza das tubulações; e otimiza o tempo de setup nas indústrias (período de ajustes entre a produção de um item para outro).


“A limpeza pelo método a seco costuma ser até 50% mais rápida que a alternativa que utiliza exclusivamente água e produtos químicos”, destaca Ract. “Esse ganho de tempo de mão de obra pode ser utilizado para agilizar outras tarefas importantes na indústria.”


A Ultra Clean Brasil ressalta que a tecnologia UC System vem de encontro a metas sustentáveis estabelecidas pela ONU. Dados do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos de 2015 apontam que a demanda global por água na indústria deve totalizar um crescimento de 400% entre 2000 e 2050.


Para tentar reverter parte do problema, a Agenda 2030 da ONU estabelece que os países devem, até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados.


“Por ser uma tecnologia totalmente limpa, o UC System está completamente alinhado com as metas globais da ONU para a redução do consumo de água e aumento de produção sustentável”, conclui o diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.


O UC System já está presente em mais de mil indústrias dos mais diversos segmentos no país.


Confira vídeo sobre a tecnologia:




Para mais informações, acesse www.ultracleanbrasil.com.br




ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia


Comentarios


bottom of page