Impulsione 2026: A Cosmetologia em um Futuro Plural, Conectado e Sensorial
- ABC
- 16 de dez.
- 2 min de leitura
Nosso webinar sobre as Tendências para 2026 foi incrível. Se você perdeu, pode acessá-lo no canal da ABC do Youtube, neste link.
Segundo estudo exclusivo da Syncronia, destacam-se três macro-movimentos para o planejamento estratégico: Consumo Sob Medida, Corpo em Evolução e Sensorialidade Reimaginada.
E quais oportunidades eles trazem para o setor?
Consumo Sob Medida (Tecnologia & Personalização)
Em 2026, a personalização será a norma, impulsionada por diagnósticos precisos e biotecnologia avançada. O consumidor busca fórmulas que atendam à sua individualidade biológica, como visto na ascensão do no skincare adaptativo.
Para Hair Care, pense em sistemas que permitam ao consumidor escolher fórmulas específicas para seu nível de dano, similar ao modelo da Function of Beauty, dos EUA. Ferramentas digitais ou wearables (como patches inteligentes) ajudam no diagnóstico de pele, com prescrição personalizada de produtos faciais ou maquiagens funcionais.
Corpo em Evolução (Wellness & Performance)
Saúde e estética nunca estiveram tão entrelaçadas. O mercado enfrenta o impacto dos medicamentos GLP-1, criando demandas dermocosméticas para tratar a flacidez, perda de volume facial ("Ozempic Face") ou mesmo combate ao afinamento capilar, que pode ser um efeito colateral de dietas restritivas ou estresse.
Simultaneamente, o Brasil vive um boom na prática esportiva, exigindo produtos de alta resistência a suor, fotoproteção extrema e soluções Antiatrito – como os produtos preventivos para assaduras e bolhas (como os da Pink Cheeks) ou parcerias, como faz a francesa Pelotan.
Sensorialidade Reimaginada (Experiência & Emoção)
A criatividade não tem limites, mas o benefício funcional segue importante. Texturas e aromas de inspiração gourmand, nostalgia e parcerias entre beleza e alimentos estão em alta. O novo luxo prioriza experiências sensoriais, bem-estar mental e validação discreta.
Para pele, pense em hidratantes e sabonetes com notas de chocolate, chai, matcha, caramelo salgado, proporcionando uma sensação de "abraço" (tendência comfy, ainda mais em alta com a
Cor do ano 2026 da Pantone, Cloud Dancer).
Capriche na embalagem que provoca emoções (lembre-se dos porta-aplicadores de Lip Balm da coreana Laneige), texturas diferenciadas e fuja da menta tradicional para cuidados bucais.
Que tal sabores inspirados em chás, frutas ou sobremesas?
Sugestão final: Se a sua marca busca inovação para 2026, a "chave" está em:
1) Diagnosticar (usando tecnologia),
2) Acompanhar o estilo de vida (seja na academia ou no emagrecimento) e
3) Divertir/Acolher (através de cheiros e texturas que geram emoção).

Mônica Pucci Simão (Colunista da Newsletter da ABC)
Com mais de 30 anos de experiência em marketing estratégico, Mônica é especialista marketing estratégico, atuando em projetos nacionais e internacionais nos segmentos de Alimentos, Bebidas, Suplementos, Pet, Beleza e Limpeza. Em 2024 fundou a Syncronia, uma consultoria de marketing com foco em Tendências de Consumo, Pesquisa de Mercado, Palestras e Treinamentos – em português, inglês e espanhol.
ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia
