top of page

INFORME REGULATÓRIO Nº 015/2022 RESULTADOS INICIAIS DO PROJETO-PILOTO DE MONITORAMENTO DE PRODUTO

Olá Associado ABC!


Através de parceria entre a Anvisa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi criado um Projeto-Piloto para o Monitoramento de Produtos Irregulares, utilizando a Inteligência Artificial a fim de ampliar o alcance da fiscalização pela agência.


Lembrando que, de maneira geral, os produtos irregulares são aqueles que não atendam às regras definidas pela Anvisa e, portanto, não ofereçam à sociedade garantia de eficácia, segurança e qualidade exigida para itens sob vigilância sanitária.


As irregularidades monitoradas principais são: produtos sem registro ou notificação, produtos falsificados, furtados, roubados ou contrabandeados. Também entram nessa categoria os produtos cuja propaganda é considerada inadequada e aqueles que apresentam desvios de qualidade em seu processo de fabricação.

Os resultados preliminares do levantamento no período de 01.12.2021 a 10.02.2022 são:

- Captação de 1 milhão de “sinais” de possíveis focos de monitoramento,

- Identificação de mais de 17 mil ameaças em potencial,

- Aproximadamente 10 mil potenciais irregularidades.


Leia a notícia completa do site Anvisa no link abaixo contendo informações sobre o Projeto-piloto de fiscalização de produtos irregulares, incluindo as suas etapas, as melhorias para seu aperfeiçoamento, dados das ações de fiscalização e também como é o processo de fiscalização sanitária:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/projeto-piloto-de-fiscalizacao-de-produtos-irregulares-apresenta-os-primeiros-resultados


Atenciosamente,

Departamento de Assuntos Regulatórios ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia tecnica@abc-cosmetologia.org.br

Comments


bottom of page