INFORME REGULATÓRIO Nº 015/2022 RESULTADOS INICIAIS DO PROJETO-PILOTO DE MONITORAMENTO DE PRODUTO
Olá Associado ABC!
Através de parceria entre a Anvisa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi criado um Projeto-Piloto para o Monitoramento de Produtos Irregulares, utilizando a Inteligência Artificial a fim de ampliar o alcance da fiscalização pela agência.
Lembrando que, de maneira geral, os produtos irregulares são aqueles que não atendam às regras definidas pela Anvisa e, portanto, não ofereçam à sociedade garantia de eficácia, segurança e qualidade exigida para itens sob vigilância sanitária.
As irregularidades monitoradas principais são: produtos sem registro ou notificação, produtos falsificados, furtados, roubados ou contrabandeados. Também entram nessa categoria os produtos cuja propaganda é considerada inadequada e aqueles que apresentam desvios de qualidade em seu processo de fabricação.
Os resultados preliminares do levantamento no período de 01.12.2021 a 10.02.2022 são:
- Captação de 1 milhão de “sinais” de possíveis focos de monitoramento,
- Identificação de mais de 17 mil ameaças em potencial,
- Aproximadamente 10 mil potenciais irregularidades.
Leia a notícia completa do site Anvisa no link abaixo contendo informações sobre o Projeto-piloto de fiscalização de produtos irregulares, incluindo as suas etapas, as melhorias para seu aperfeiçoamento, dados das ações de fiscalização e também como é o processo de fiscalização sanitária:
Comentários