top of page

Informe Regulatório Nº 037/2026: Biodiversidade - 44ª Reunião Ordinária do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGen

  • 24 de abr.
  • 2 min de leitura



Prezados associados,

 

A 44ª reunião ordinária do CGEN ocorreu no dia 15 de abril na sede do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. A ABC conta com a parceria do Marinello Advogados, o qual foi representado nesta reunião por Juliana Zamboni.


Foram debatidos temas importantes como:

Atualização sobre as discussões do tema de informações digitais de sequências genéticas - “DSI” e encaminhamentos posteriores


O representante do Itamaraty informou que o calendário detalhado está sendo trabalhado para que os envolvidos possam ser convidados para discutir o tema e consolidar a posição do Brasil.


O CGEN informou que levará as discussões às Câmaras Setoriais (Academia, Guardiões e Empresas) para aprofundar e alinhar os diversos setores envolvidos, com o objetivo de construir e harmonizar um posicionamento para encaminhar ao Itamaraty, e contribuir para as negociações da COP17, que ocorrerá em outubro, na Armênia.


Informe sobre o lançamento do Plano Nacional de Bioeconomia (PNDBio)


O PNDBi foi lançado em 01/04/2026 e contou com participações de 16 ministérios, da Embrapa e de 17 organizações da sociedade civil, da academia e do setor privado. Além disso, no período de construção foram realizadas duas audiências públicas.


Apresentação da nova versão do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen – Interface dos usuários


Foi realizada apresentação da interface do usuário da nova versão do SisGen 3.0. e apresentado cronograma de testes.


A versão do SisGen 3.0 traz como principais inovações o novo “frontend” no padrão dos sistemas Gov; etapas mais intuitivas, explicação ou exemplos para preenchimento dos campos, atendimento às resoluções publicadas pelo CGEN nos últimos anos e módulo internacional. O foco principal da nova versão é a melhora de experiencia ao usuário e adequação normativa.


Listas e base de dados de referência do CGEN sobre conhecimentos tradicionais associados, de que trata a Resolução CGEN nº 47, de 4 de junho de 2025


  • Apresentação da base de dados de referência do CGEN sobre conhecimentos tradicionais associados, de que trata a Resolução CGEN nº 47, de 4 de junho de 2025;


  • Análise e deliberação sobre proposta de Resolução que aprova a Lista de Referência de Conhecimentos Tradicionais Associados de Origem Não Identificável - “Lista de CTA-ONI”;


  • Análise e deliberação sobre proposta de Resolução que aprova a “Lista de Referência de Provedores de Conhecimentos Tradicionais Associados Identificados – “Lista de Provedores de CTA”.


Para mais detalhes, assista ao webinar : Desdobramentos da 44ª reunião ordinária do CGEN, que abordará sobre os Principais desdobramentos da 44ª RO do CGEN, (DSI, Resoluções de CTA e SisGen 3.0) que ocorrerá no dia 04/05 às 10h .


Acesse o documento na íntegra:



Atenciosamente,


Departamento de Assuntos Regulatórios ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia gabriella.aquino@casadacosmetologia.com.br




 
 
 

Comentários


bottom of page