Anvisa publicou o Guia 82/2025 – Versão 1, que apresenta diretrizes para a regularização de produtos cosméticos repelentes contra carrapatos. O guia já está em vigor e pode ser utilizado pelas empresas para a realização dos estudos de comprovação de eficácia desses produtos.
Em paralelo, a Agência definiu um período de 180 dias para que a sociedade possa apresentar contribuições para a melhoria do documento, por meio do formulário eletrônicodisponível na página do guia.
Proteção à saúde pública e promoção do acesso a novos produtos
Os carrapatos são importantes transmissores de diversas enfermidades, e a febre maculosa, em particular, representa um sério desafio de saúde pública no país. Diante da crescente demanda por produtos eficazes e da necessidade de um direcionamento regulatório específico, a Anvisa elaborou este guia para orientar o setor produtivo e garantir que os repelentes disponíveis no mercado ofereçam a proteção esperada.
O guia esclarece os requisitos técnicos e metodológicos para a regularização de repelentes de carrapatos, alinhando-se às regulamentações vigentes no Brasil (RDC 19/2013 e RDC 907/2024) e incorporando as melhores práticas e diretrizes de agências internacionais de referência, como a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency – EPA) e a Agência Europeia de Produtos Químicos (European Chemicals Agency – ECHA).
A Anvisa ressalta que esta publicação representa um passo importante e estratégico para a proteção da saúde da população contra doenças transmitidas por carrapatos, além de promover o acesso a novos produtos até então não disponíveis no Brasil. Como resultado, há um impacto positivo na saúde pública e o reforço da missão institucional da Agência.
Comentários