Informe Regulatório Nº 50/2025: Anvisa publica manual para comprovação da segurança de pomadas capilares
- Gabriella Aquino
- 5 de jun.
- 2 min de leitura

Prezados associados,
A Anvisa publicou o Manual para Comprovação da Segurança Cutânea e Ocular de Pomadas Capilares. O documento tem como objetivo orientar o setor regulado sobre os estudos e documentações necessárias para o processo de registro desses produtos, garantindo que apenas itens seguros cheguem ao mercado.
O manual detalha os requisitos técnicos para a comprovação da segurança cutânea e ocular das pomadas capilares, conforme o art. 4º, inciso IV, da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 814, de 1º de setembro de 2023. Essa RDC estabeleceu condições temporárias para a regularização, a comercialização e o uso de produtos destinados a fixar e/ou modelar os cabelos.
Elaborado com base nas normas vigentes aplicáveis à regularização de produtos cosméticos, no Guia para Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos e nas evidências científicas disponíveis, o documento orienta as empresas para a adequada apresentação dos seguintes testes e documentos:
Estudos in vitro de potencial de irritação/corrosão ocular: avaliações laboratoriais com o produto acabado para identificação do seu potencial de irritação ou corrosão ocular.
Estudos clínicos de compatibilidade cutânea: comprovação da segurança do produto em relação à irritabilidade, sensibilização, fotoalergia e fotoirritação.
Documentação de matérias-primas: exigência de informações detalhadas sobre a qualidade e a segurança dos ingredientes, com foco em impurezas como 1,4-dioxane e ethylene oxide.
Relatório de Avaliação de Segurança: consolidação de todos os dados e estudos que subsidiam a segurança do produto, assinado pelos responsáveis legal e técnico da empresa.

Comentários