O Plenário do Senado confirmou, no dia 19 de agosto, as três indicações para a Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa. Os nomes já haviam sido aprovados em sabatinana Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no último dia 13 de agosto.
Conheça os novos diretores:
Leandro Pinheiro Safatle
Economista, aprovado para o cargo de diretor-presidente com 54 votos favoráveis e apenas dois contrários.
Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Safatle foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Servidor público federal desde 2011, atuou na própria Anvisa, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e no Ministério da Saúde, onde ocupa, desde 2024, o cargo de secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Daniela Marreco Cerqueira
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela UnB, tem mestrado e doutorado em Biologia Molecular, além de especialização em Saúde Coletiva pela Fiocruz. Daniela recebeu 59 votos favoráveis e nenhum contrário, com uma abstenção.
Servidora de carreira da Anvisa, exerce desde 2006 o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária. Atualmente, é secretária-executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação econômica do setor.
Thiago Lopes Cardoso Campos
Graduado em Direito, com especializações em Gestão Empresarial, Gestão de Políticas de Saúde e Direito Sanitário. Foi aprovado com 49 votos a favor e 5 votos contrários.
Atualmente, é coordenador da consultoria jurídica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e conselheiro titular do Conselho Estadual de Saúde da Bahia. No Ministério da Saúde, atuou como gerente de projetos da Secretaria de Atenção à Saúde e diretor de programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde.
Comentários