top of page

Planta de Produção Brasileira da Lubrizol obtém a Certificação RSPO



PLANTA DE PRODUÇÃO BRASILEIRA DA LUBRIZOL OBTÉM A CERTIFICAÇÃO RSPO – ROUNDTABLE DO ÓLEO DE PALMA SUSTENTÁVEL


A Lubrizol Life Science, comprometida com sua evolução em sustentabilidade, tem como meta que até 2025 90% dos novos produtos lançados para Beauty estejam alinhados às diretrizes de produtos que são derivados da natureza, reduzem o impacto ambiental do ciclo de vida ou são certificados por terceiros.


A planta fabril de Belford Roxo (RJ) da Lubrizol obtém a Certificação da Cadeia de Suprimentos RSPO - Roundtable on Sustainable Palm Oil versão fevereiro de 2020, que assegura a produção de produtos a base de óleo de palma sustentável através do cumprimento da norma aplicável, a viabilidade econômica, a gestão socialmente benéfica e ambientalmente responsável.


Os produtores são certificados através de uma verificação do processo de produção face aos princípios e critérios da RSPO assegurando a rastreabilidade do óleo de palma e garantindo que o mesmo tenha origem e processo sustentáveis.


Passando por todas as etapas do processo, a Lubrizol se sente honrada em alcançar a Certificação para o processamento de produtos derivados de óleo de palma, um marco importante para toda a sua cadeia de suprimentos desde produtores e extratores até a produção final de Tensoativos. A Certificadora que acompanhou todo o processo junto à empresa foi a IBD Certificações Ltda.


A Certificação Roundtable on Sustainable Palm Oil – RSPO - foi criada com intuito de reduzir os impactos negativos do cultivo de óleo de palma ao meio ambiente e às comunidades, aumentando e promovendo a utilização de óleo de palma sustentável através de um conjunto de normas e do envolvimento de todas as partes interessadas, promovendo o seu crescimento por meio da cooperação da cadeia de suprimentos.


Para isso, desenvolveu um conjunto de critérios ambientais e sociais, norteando os produtores para a produção de óleo de palma sustentável certificado (CSPO). Quando aplicados de maneira adequada, esses critérios ajudam a minimizar impactos negativos, como por exemplo o desmatamento de áreas florestais. A Certificação RSPO também pode ajudar na melhor utilização de recursos e práticas sistemáticas de gestão que possibilitam maiores lucros, melhor planejamento e menor quantidade de verificações pós-processo.


O óleo de palma é um dos ingredientes mais empregados no mundo dos cosméticos e produtos para cuidados para o lar, sendo um intermediário para tensoativos, emolientes, emulsionantes e outros insumos. Seu cultivo possibilita a maior produção de óleo vegetal devido a sua alta eficiência, pois além de seus frutos produzirem óleo anualmente, demanda menos da metade da área necessária por outros cultivos para gerar a mesma quantidade de óleo.


Sobre a Lubrizol Corporation


A Lubrizol Corporation, uma empresa da Berkshire Hathaway, utiliza sua ciência incomparável para desbloquear imensas possibilidades em nível molecular, gerando resultados sustentáveis e mensuráveis. Fundada em 1928, a Lubrizol possui e opera mais de 100 fábricas, escritórios de vendas e laboratórios em todo o mundo, contando com aproximadamente 8.600 funcionários. No Brasil, a companhia possui duas fábricas, uma delas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e outra em Paulínia (SP). A Lubrizol também conta com escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), além de um laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento na capital paulista. Para mais informações, acesse www.Lubrizol.com.


Sobre a Lubrizol Life Science – Beauty e Personal Care


A divisão Beauty e Personal Care possui amplo portfólio de soluções, fornecendo ingredientes e aditivos que possibilitam estabilização e endereçam claims às formulações de cuidados pessoais e beleza. Suas tecnologias, ingredientes e componentes melhoram a qualidade, o desempenho e o valor dos produtos de seus clientes, reduzindo assim seu impacto ambiental.



ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia

Comments


bottom of page